SESSÃO ORDINÁRIA: 13/06 - 17H
imprensa
Durante a sessão ordinária desta terça-feira, 21 de março, o vereador André Batisti, o Deco (PL), discorreu sobre a interrupção do fornecimento de transporte público escolar a uma parcela de estudantes da Escola de Educação Básica Padre Lux, do bairro Azambuja. Em nota, a Prefeitura justificou que a legislação catarinense reserva esse direito somente a alunos que residam há mais de três quilômetros do educandário.
O parlamentar observou que outros municípios lidam com a mesma situação e destacou que a Prefeitura de Tijucas assumiu os custos com o transporte dos alunos de escolas estaduais que, de outro modo, ficariam sem o benefício. “Tem que fazer um levantamento pra saber se é possível [Brusque] fazer ou não. Lógico que isso pode abrir um precedente, que não tenha caixa na Prefeitura, mas quem sabe é um paliativo para essas crianças”, propôs.
“Também tive a informação que o ônibus está passando com cinco crianças dentro”, acrescentou Deco, para depois pedir ao líder do governo municipal na Câmara, Alessandro Simas (PP), que leve o exemplo de Tijucas ao prefeito Ari Vequi (MDB), a fim de que o Município tome providências em relação ao caso até que a lei seja alterada em âmbito estadual.
“Aprovamos aqui nesta casa um aporte mensal de R$ 254 mil do Município para o transporte coletivo. Por que não podemos fazer o mesmo para o transporte dos estudantes, se eles têm o direito de estudar e o Estado tem a obrigação de fazer com que eles cheguem à escola?”, indagou Ivan Martins (Republicanos) em aparte.
Deco concordou com a ideia do republicano de reunir vereadores e prefeito para uma conversa sobre as possibilidades de contornar o problema. “Com certeza todas as bancadas vão estar a favor de lutar pela mesma causa”, disse.
IGP de Brusque
“Estive com a secretária que trata do IGP [o Instituto Geral de Perícias] e falei que o nosso IGP tem um médico só. Ela falou pra gente trabalhar em conjunto com o prefeito, arrumar um espaço, que ela constrói um IGP novo e manda mais um médico pra Brusque. Ela já tem orçamento pra isso”, anunciou o vereador.
Reforma da UBS do Maluche
Nos telões do plenário, Deco exibiu imagens internas da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Jardim Maluche e comentou: “Janela quebrada, porta quebrada, piso quebrado, fiação pendurada, infiltração. Isso foi entregue no ano passado, depois de dois anos de reforma, além do pessoal estar desde janeiro sem médico O que gastaram pra demorar tanto? Hoje, essa UBS funciona precariamente, tanto pela estrutura física como pela falta de médico”.
No Hospital Dom Joaquim, emendou o edil, o pronto-socorro está lotando devido à falta de médicos em postos de saúde. “A gente precisa rever a nossa Saúde. Quem precisa, não pode esperar”, defendeu.
Nenhum tópico relacionado para este conteúdo;
“Uma política pública de esporte, não política de governo” foi o pedido de Audiência Pública na Câmara
Projeto que determina divulgação prévia do cronograma semanal da Secretaria de Obras é discutido em sessão
Deivis Junior renova pedido por recursos para Brusque junto a deputado federal
Poder Legislativo irá conceder comendas de mérito em sessão solene
Deco Batisti compartilha pontos discutidos na Audiência Pública do Esporte