AGENDA

SESSÃO ORDINÁRIA: 13/06 - 17H

imprensa

03/03/2023

Processo Disciplinar

Legislativo sorteia os membros da comissão que irá verificar o pedido de cassação de Jean Pirola

Destaque

Uma Comissão Especial de Ética e Decoro Parlamentar irá analisar o processo disciplinar aberto na Câmara de Vereadores para apurar a representação de Cedenir Simon, presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) em Brusque, contra o vereador Jean Pirola (PP).

O pedido de Simon, recebido pelo corregedor Rogério dos Santos (Republicanos), é de que o mandato de Pirola seja cassado, por quebra de decoro parlamentar, sob justificativa que ele teria mentido à Câmara ao justificar ausência em sessão ordinária para participar de audiência pública na Câmara Municipal de Itabuna, na Bahia, em 10 de março de 2020. No pedido, o representante do PT ressalta que o caso passou por inquérito civil no Ministério Público (MP-SC).

No início da sessão ordinária desta terça-feira, 28 de fevereiro, um sorteio definiu os nomes dos cinco membros para compor a comissão especial: Cassiano Tavares, o Cacá (Podemos), Jean Dalmolin (Republicanos), Marlina Oliveira (PT), Deivis da Silva (MDB) e Norberto Laurindo, o Beto Piconha (Podemos).

Logo após o sorteio, Pirola submeteu uma questão de ordem para impugnar o nome de Marlina na comissão, apoiando-se no artigo 217 do Regimento Interno. “Como a vereadora se posicionou na sessão anterior, já com a intenção - a vontade -, devidamente declarada neste microfone, de condenar este vereador, entro com a impugnação do nome da vereadora Marlina do PT”, justificou Jean. 

O presidente da mesa-diretora, André Vechi (DC), disse que, em primeira análise, não vê fundamento na questão de ordem e solicitou que Pirola apresentasse seu requerimento fundamentado à mesa-diretora. Pirola protocolou o pedido de impugnação do nome da vereadora ao gabinete da presidência nesta quinta-feira, 2. 

    Nenhum tópico relacionado para este conteúdo;

    veja também