SESSÃO ITINERANTE - CRISTALINA (CANCELADA): 01/12 - 18H30

15/09/2022

Marlina protesta contra poda de árvores no Bosque do Garapuvu, no Jardim Maluche

Durante a sessão ordinária desta terça-feira, 13 de setembro, a vereadora Marlina Oliveira Schiessl (PT) questionou a poda das copas de árvores localizadas no Bosque do Garapuvu, área de relevante interesse ecológico (Decreto Municipal 7849/2016) localizada no bairro Jardim Maluche. O serviço foi executado pela Secretaria Municipal de Obras. “As copas dos garapuvus foram todas cortadas. Eu não consigo compreender como um espaço que pertence ao município sofre tamanha atrocidade”, disse a parlamentar ao exibir imagens da localidade.

O espaço, prosseguiu, é usado inclusive como ambiente educacional. “Se a gente não conseguir se relacionar com o meio ambiente, preservando, cuidando, estamos fadados ao nosso fim”, alertou. “São mais de 11 árvores. As cenas são tristes, falam por si só. Nesse desmatamento ordenado pela Prefeitura, algumas outras árvores, como goiabeira e pé de araçá, foram danificadas junto. Custa acreditar que essa cidade se relaciona dessa forma com o meio ambiente”.

Ela frisou que a Associação de Moradores do Jardim Maluche (Amasc) não foi consultada a respeito da ação e que novamente se constata “omissão e ausência” por parte da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema). “Existem cidades que se orgulham de ter uma cidade arborizada, bonita, verde, e Brusque corta inclusive árvores que pertencem ao município. A gente tem uma devastação com relação aos bens naturais, seja poluindo o rio, seja cortando árvores. A nossa cidade precisa repensar a política ambiental que temos, porque é uma verdadeira vergonha”.

“Acolhimento e carinho”

Ao abrir seu pronunciamento, Marlina agradeceu às pessoas que, segundo relatou, contataram-na após a sessão ordinária do último dia 6, quando ela se emocionou ao lamentar não ter sido convidada para discutir com o Poder Executivo os detalhes do projeto de lei que dispõe sobre a gestão democrática do ensino público no âmbito das escolas municipais. “Nesta tribuna, eu me sinto muito confortável em ser exatamente quem eu sou”, disse. “O acolhimento e o carinho que recebo das pessoas é imenso e eu me sinto extremamente feliz”.

Vagas em creches

Embora reconheça a importância da Robótica Educacional, assunto tratado mais cedo por Ricardo Gianesini, o Rick Zanata (Patriota), a vereadora entende que a cidade “tem problemas mais abissais”, como a crescente necessidade de novas vagas nos Centros de Educação Infantil (CEIs). Marlina lembrou que por meio do Requerimento nº 180/2022, aprovado em plenário, ela pede que a secretária municipal de Educação, Eliani Buemo, seja convidada a discorrer em sessão do Legislativo sobre o Programa Fila Única, o planejamento do governo frente ao crescimento da demanda por matrículas nos CEIs e a baixa adesão ao edital de compra de serviços correlatos na iniciativa privada. “A creche é uma necessidade para que a família possa, com tranquilidade, trabalhar e se qualificar”, concluiu.