17/08/2022

Anderson Imhof divulga a ID Jovem, documento emitido pelo governo federal para jovens de baixa renda

O vereador Anderson Imhof (PP) destacou na tribuna durante a sessão ordinária desta terça-feira, 16 de agosto, a Identidade Jovem, ou ID Jovem, documento que possibilita a pessoas de baixa renda, com idade de 15 a 29 anos, o acesso aos benefícios de meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, vagas gratuitas ou com desconto de 50%, no mínimo, no sistema de transporte coletivo interestadual, e isenção da taxa de emissão da Carteira de Identificação Estudantil (CIE), conforme disposto no Decreto Presidencial nº 8.537/2015, que regulamentou o Estatuto da Juventude (Lei nº 12.852/2013).

Por meio da Indicação nº 218/2022, de sua autoria, Imhof sugere ao governo municipal que seja realizada uma campanha informativa para divulgação do ID Jovem. A proposição informa que os interessados em emitir a Identidade Jovem devem pertencer a famílias com renda mensal de até dois salários mínimos e estar inscritos no Cadastro Único do governo federal.

“Acredito que direitos e conquistas devem ser preservados e divulgados. [A campanha] seria uma maneira de divulgar com mais ênfase esse programa que é muito pouco conhecido”, afirmou o vereador. “É mais uma facilidade, mais um documento que o jovem teria, juntamente ao e-gov e o e-cac. De 15 milhões de jovens que teriam a oportunidade de usar [a ID Jovem], 15% utilizam. Provavelmente, em Brusque, também não temos tanto acesso [ao documento]”, completou. “Fomentar a juventude em eventos culturais e esportivos, na crise pela qual a gente vem passando, seria uma forma de ter uma sociedade melhor e desenvolver mais o jovem”.

A proposta recebeu o apoio do vereador Nik Imhof (MDB). O líder do governo Ari Vequi (MDB) indicou que a ideia será direcionada à Secretaria de Desenvolvimento Social do município, “em prol da juventude”.

“Ambiente de conexão e debates”

Num primeiro momento, Anderson Imhof renovou os compromissos por ele assumidos na campanha eleitoral de 2020. O progressista, que substitui Jean Pirola (PP) na casa legislativa até 8 de setembro, deve voltar sua atuação parlamentar para pautas relacionadas aos temas juventude, acessibilidade, educação e robótica.

Ele falou ainda de suas motivações para assumir uma cadeira no Legislativo. “Eu quero que a minha presença aqui possa mostrar que, apesar dos equívocos, do noticiário, a política pode ser um ambiente de conexão e debates, de defender as pautas que Brusque precisa”, disse.