AGENDA

SESSÃO ORDINÁRIA: 04/10 - 17H

imprensa

11/08/2022

Pronunciamento

“Nunca me impediu de acreditar nos meus sonhos”, afirma Robson Caetano sobre a dislexia

Destaque

“Estou muito feliz, é um grande momento”, declarou o vereador Robson Caetano da Silva (Patriota), na tribuna do parlamento, durante a sessão ordinária desta terça-feira, 9 de agosto, para depois agradecer a Ricardo Gianesini, o Rick Zanata (Patriota), titular da cadeira, pela oportunidade de assumir temporariamente o mandato em seu lugar. “Para mim é uma grande conquista, sendo o primeiro disléxico a estar na Casa do Povo”, prosseguiu o parlamentar. “É um grande sonho estar aqui, fazendo parte da nossa cidade, e ainda no mês do seu aniversário de 162 anos. Eu vou levantar sobre a dislexia e o bairro em que me criei e onde moro há 26 anos, o Dom Joaquim”, completou.

Robson também dirigiu agradecimentos ao presidente do Patriota em Brusque e diretor de Parcerias Comunitárias da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, Marcos Deichmann, e aos vereadores do município. “Eu vou aprender bastante com vocês”, disse.

“Fonte de inspiração”

Num segundo momento, ele destacou os desafios que a pessoa portadora do distúrbio da dislexia enfrenta, como a dificuldade de escrita e leitura. “Isso nunca me impediu de acreditar nos meus sonhos. Sempre busquei conhecimento para poder entender diversos assuntos”, ponderou.

O vereador contou que, atualmente, recorre a ferramentas tecnológicas para facilitar a comunicação cotidiana e exibiu nos telões do plenário retratos de personalidades reconhecidas internacionalmente e que foram ou são disléxicos, como Albert Einstein, Charles Darwin, Leonardo Da Vinci, Winston Churchill, Tom Cruise, Whoopi Goldberg e outras. Ele citou, ainda, o empresário Luciano Hang, da rede de lojas Havan. “Eles são fonte de inspiração para fazer a gente acreditar nos nossos sonhos, buscar, lutar todos os dias”, refletiu.

Emocionado, Robson Caetano recordou que o pai do presidente da Câmara, Alessandro Simas (PP) - Francisco Simas, falecido em 2020 - foi um grande incentivador do seu desejo de fazer parte do Legislativo brusquense: “Ele sempre falava que um dia iria me ver aqui. Tem vários vereadores que venho acompanhando desde 2014, estão sempre me dando força, são pessoas que eu levo um grande respeito, como o Rick [Zanata], o Marcos [Deichmann], que me tornam mais fortes, junto com a minha família”.

Por fim, ele externou admiração pelos professores que foram seus mestres na rede estadual de Educação e comentou que a secretária municipal da área, Eliani Aparecida Busnardo Buemo, convidou-lhe para palestrar sobre a dislexia. “Isso me deixou tão feliz que não tenho palavras”, comemorou.

Em apartes, manifestaram-se Nik Imhof (MDB), Jean Dalmolin (Republicanos), Marlina Oliveira Schiessl (PT) e André Vechi (DC), todos de forma a enaltecer o discurso de Robson Caetano e expressar apoio ao patriota em sua passagem pela Câmara, que se estende até o dia 30 deste mês. 

Assista ao pronunciamento de Robson Caetano na íntegra:

    Nenhum tópico relacionado para este conteúdo;

    veja também