AGENDA

SESSÃO ORDINÁRIA: 16/08 - 17H

imprensa

24/06/2022

Formação Continuada

Presidente da Câmara integra o I Seminário de Educação Infantil nesta sexta-feira, 24 de junho

Destaque

Profissionais de educação e autoridades participam nesta sexta-feira, 24 de junho, do I Seminário de Educação Infantil. O evento, realizado no auditório da Uniasselvi, conta com palestras e debates acerca do tema escolhido para a primeira edição: “A organização do espaço para aprimorar as relações e a aprendizagem”.

Representando o Poder Legislativo brusquense, o presidente Alessandro Simas (PP) integrou a mesa-diretora do evento, ao lado de autoridades como o prefeito Ari Vechi (MDB) e a secretária de Educação Eliani Buemo. “A Educação Infantil é um momento especial na formação das nossas crianças, onde vários aspectos da formação da criança afloram, sejam eles cognitivos, sociais ou emocionais, onde elas passam a conviver fora do seu núcleo familiar pela primeira vez”, iniciou o Simas.

O presidente destacou o trabalho realizado por professores e outros profissionais que atuam neste nível. “Parabenizo por todo o trabalho, por tudo o que fazem e pelo exemplo que a nossa rede pública municipal é para o estado e o país, principalmente quando se fala em Educação Infantil”, frisou na abertura do evento.

A secretária de Educação explicou que o tema proposto para a primeira edição do Seminário é pertinente, uma vez que, com a promulgação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) pelo Ministério da Educação, passou-se a compreender “a criança como protagonista do processo de desenvolvimento e aprendizagem”, disse Buemo. Assim, é necessário refletir sobre as relações e o espaço onde ocorre a aprendizagem.

O evento é destinado aos profissionais da área pedagógica da rede municipal de ensino que atuam na educação infantil. Entre diretores, coordenadores pedagógicos, professores e monitores, a rede conta com aproximadamente 1.010 servidores para atender ao público de mais de 7.000 crianças. Deste total, 3.500 estão em idade pré-escolar e outras 3.554 crianças de zero a três anos são atendidas em tempo integral nas creches. Hoje, são 54 unidades escolares que estão em parada pedagógica participando do evento.

Na programação, destacam-se as participações de especialistas em educação infantil de renome nacional, como Leila Oliveira, especialista em educação de 0 a 3 anos, e terapeuta sistêmica familiar e autora do livro “Educação, Cuidado e Desenvolvimento da Criança de 0 a 3 anos” e Cristiano Rogério Alcântara que atua na área pedagógica da Prefeitura de São Paulo, tem pesquisas voltadas à formação continuada de professores e é autor dos livros “Coordenação Pedagógica na Infância – a gestão dialogada com os registros”, “Diário de Bordo”, entre outras obras.

Confira a seguir a programação completa do evento:

Período Matutino (das 08h30 às11h30):

CEI Tia Trude: Suzamara Mafra e CMEI Rio Branco Simone Aparecida de Aviz (Direção).

CEI Adelina Zen: Carina Schulenburg Molverstet e CEI Helga Stoltenberg: Tatiana Grippa (Coordenação Pedagógica).

CMID: Coordenadora Fabiana Coronel da Silva e CMEI Vó Rosa Dallago: Danieli Camargo (Professores).

Período Vespertino (13h30 às16h30):

CEI Sofia Dubiella: Maristela Kuneski (Direção)

CEI Tia Denise: Ana Paula Muller Spengler (Coordenação Pedagógica)

CEI Alberto Pretti: Vanessa Bragagnolo Boing e Almiri Hoepers Mascarenhas (Professores).

    Nenhum tópico relacionado para este conteúdo;

    veja também