08/06/2022

​“As calçadas em Brusque estão jogadas às traças”, protesta André Rezini

Durante a sessão ordinária desta terça-feira, 7 de junho, o vereador André Rezini (Republicanos) voltou a tecer apontamentos sobre a má conservação dos passeios públicos em Brusque. Ele cobrou medidas por parte da Prefeitura e sugeriu que sejam firmadas parcerias entre Prefeitura e sociedade para a resolução do problema, nos moldes do que já ocorre com a pavimentação de ruas.

“As calçadas em Brusque, infelizmente, estão jogadas às traças. Já levantamos esse assunto inúmeras vezes, outros vereadores também o fizeram, mas pouca coisa foi feita até o momento”, pontuou o parlamentar. “Alguma ação mais forte tem que ser tomada em relação às parcerias. Eu acho que a comunidade que não tem condições, se puder parcelar em dois ou três anos, com certeza vai pagar de coração. Se não quisermos, num primeiro momento, cobrar de quem tem dez, 12 ou 15 metros de frente, precisamos começar a agir nem que seja nos territórios maiores, que é onde temos os maiores problemas”, propôs.

Rezini alertou que a falta de manutenção e a inexistência de passeios públicos em determinados locais colocam em risco a segurança de pedestres. “Então, entendo que o Ibplan [Instituto Brusquense de Planejamento] tem que fazer campanhas, agir na questão da fiscalização e até mesmo criar o programa de parceria comunitária. Quem sabe a Prefeitura entra com a mão-de-obra e parcela [os valores dos materiais] para o munícipe”, cogitou o edil.

Ele contou que tem sido muito questionado a respeito da demanda e destacou a relevância do tema em pauta para o processo de revisão do Plano Diretor do município. “Algo tem que ser feito e muito rápido. Não pode a gente vir aqui falar, sair nas redes sociais e nada acontecer. Não estamos querendo levantar assuntos populistas, é porque somos cobrados mesmo. Esperamos que o governo possa tentar trazer algo sólido e que ajude a comunidade, porque só falar que é responsabilidade do morador está muito simples”, reforçou.

Em apartes, manifestaram-se Jean Dalmolin (Republicanos), André Vechi (DC), Ivan Martins (Republicanos) e Jocimar Santos (DC), todos de modo a endossar o discurso de Rezini e a contribuir para o debate.