AGENDA

SESSÃO ORDINÁRIA: 11/10 - 17H

imprensa

26/05/2022

Pronunciamento

André Vechi destaca uso de tecnologias voltadas à educação na rede municipal de Brusque

Destaque

O uso da tecnologia aplicada à educação foi o tema abordado na tribuna pelo vereador André Vechi (DC) na sessão ordinária desta terça-feira, 24 de maio. O parlamentar citou uma matéria veiculada no jornal O Município no mesmo dia, a respeito de projetos de robótica nas instituições de ensino de Brusque.

“A gente pôde ver durante a pandemia o quanto a tecnologia foi fundamental para que a gente pudesse dar continuidade a todo trabalho pedagógico, tanto da educação pública, quanto particular. Ela fez com que as organizações tivessem que se reinventar, seja em infraestrutura tecnológica ou em metodologia de ensino. Fez com que os profissionais buscassem capacitações, inclusive aqueles que não tivessem uma afinidade muito grande com tecnologia”, iniciou o parlamentar.

“Por outro lado, embora houvesse um esforço grande dos profissionais da educação, tivemos um atraso muito grande na qualidade de ensino dos nossos alunos, não só em Brusque, mas em todo os Brasil, e pesquisas comprovam isso. Só que a gente precisa aproveitar agora toda essa tecnologia e lições aprendidas na pandemia para utilizar isso a nosso favor com essa retomada”, prosseguiu.

Vechi destacou que Brusque tem sido pioneira na inovação de sua rede de ensino. O vereador lembrou uma ação de parceria público-privada encabeçada pelo vereador Rick Zanata (Republicanos), com a doação de 50 kits de robótica a educandários do município, no ano passado. O vereador citou ainda uma recente iniciativa do Poder Executivo, o lançamento da plataforma Google for Education, um serviço que insere ferramentas da Google no dia-a-dia das escolas. Ele informou que fazem parte do programa 21 unidades de Ensino Fundamental, com 26 telas interativas e 70 carrinhos de recarga, com 36 chromebooks em cada um, totalizando 2.520 equipamentos para professores e alunos.

Ele abordou ainda a participação de profissionais da Secretaria de Educação no Bett Brasil, considerado o maior evento de tecnologia voltado à Educação da América Latina. “Nossa equipe de gestão da Prefeitura teve contato direto com o CEO da Google no Brasil, que pôde compartilhar essas experiências” repassou.

“Brusque, inclusive, está sendo usada como um case em outros municípios. Quando vão apresentar para outra Prefeitura o modelo pedagógico do Google For Education, a referência tem sido Brusque, que foi convidada a contribuir com o desenvolvimento da metodologia de ensino que a plataforma proporciona pros nossos alunos”, informou o vereador.

    Nenhum tópico relacionado para este conteúdo;

    veja também