SESSÃO ORDINÁRIA : 28/06 - 18H

18/05/2022

Jocimar Santos pede mais vagas em creches: “Se o pai e a mãe não trabalharem, não dão conta”

No uso da tribuna durante a sessão ordinária desta terça-feira, 17 de maio, Jocimar dos Santos (DC) abordou o lançamento neste mês dos pré-candidatos a deputados do Partido Democracia Cristã para as eleições de 2022. O vereador comentou que o anúncio de sua pré-candidatura foi feito em Brusque num evento com mais de 200 lideranças. Ele informou que uma reunião com o vice-presidente nacional do partido na cidade, em 4 de junho, marcará o início de uma agenda de visitas em 40 cidades do estado.

Em seguida, Jocimar comentou que tem recebido muitas mensagens da população sobre a demanda de vagas para a Educação Infantil em Brusque. “Sabemos das dificuldades que o município encontra, porque são muitas pessoas que vem de fora todos os dias, é normal e é bom, as crianças que nascem todos os dias no nosso município”, iniciou. Ele sugeriu que a Prefeitura, a Secretaria de Educação e os vereadores busquem uma solução em conjunto.

Santos relatou o caso de uma avó que, ao buscar vaga para a neta, a fim de que a mãe da criança pudesse trabalhar, foi informada de que há outras 27 crianças na fila de espera. Em aparte, André Rezini (Republicanos) lembrou que o problema é recorrente e que administração municipal vem fazendo esforços para diminuir a fila. “Já foi feito um edital para as escolinhas particulares participarem e a Prefeitura já colocou valores, acho que agora vai baixar e nos próximos meses vai comprar essas vagas nas escolinhas privadas e diminuir consideravelmente”, afirmou.

Jocimar argumentou que a entrada precoce na escola é importante para o desenvolvimento infantil. “Desenvolve muito mais a criança, ela tem oportunidade de estar ali se enturmando com os coleguinhas, com pessoas capacitadas, professores auxiliando, é muito importante”, defendeu. “A realidade é essa, com o custo de vida altíssimo que nós temos, se o pai e a mãe não trabalharem, não dão conta, então é necessário ter essas vagas”, complementou o vereador.