AGENDA

SESSÃO ORDINÁRIA (Online, via aplicativo): 09/03 - 17H

imprensa

18/02/2021

Pronunciamento

​Rick Zanata protesta contra tentativa de impugnação de seu mandato

Destaque

Ao se manifestar durante a sessão ordinária desta terça-feira, 16 de fevereiro, o vereador Ricardo Gianesini, o Rick Zanata (Patriota), contou que responderá a um processo judicial por suposto abuso de poder econômico e compra antecipada de votos por ter prometido, ainda em campanha, doar parte dos vencimentos a que tem direito pelo exercício do cargo a entidades de Brusque, e, depois de empossado, ter cumprido a promessa - no mês de janeiro, ele destinou valores à Rede Feminina de Combate ao Câncer.

O autor da ação que pede pela impugnação de seu mandato é Angelin Laurentino, candidato a vereador no município em 2020 pelo Partido Social Cristão (PSC). Na tribuna, Rick dirigiu-se diretamente a Laurentino: “Se o senhor está com dor de cotovelos, triste pela pequena votação que obteve, de 26 votos, quero dizer que use essa carteira da OAB [Ordem dos Advogados do Brasil] para fazer o bem comum e não o mal, querendo atrapalhar quem aqui está e foi democraticamente eleito. Não faça eu, como vereador, perder tempo com uma ação tão mesquinha”, protestou.

“Os R$ 20 mil que vou ter que pagar ao meu advogado para ele fazer a minha defesa, o senhor não vai tirar do meu bolso, mas das entidades que iriam receber esse valor”, disse Rick. “Fica o convite para que o senhor as visite, porque se conhecesse o trabalho delas, entenderia por que eu quis fazer isso”.

Decisão pessoal

“Não estou fazendo isso por achar que um vereador não merece receber salário. Esta foi uma decisão pessoal”, frisou Rick ao abordar a motivação para doar parte de seus vencimentos legislativos. “A comunidade pode até achar que vereador não trabalha, mas trabalha-se muito nesta casa. Em cidades vizinhas, os vereadores chegam a dispor de sete assessores para desempenhar bem o seu trabalho. Em Brusque, não temos nenhum, dividimos gabinete com outro vereador e as demandas são muitas”, relatou.

Brasília

Ao abrir seu pronunciamento, o parlamentar comentou sobre uma recente visita à Brasília, ocasião em que cumpriu agenda de reuniões com deputados federais e senadores. De acordo com ele, o objetivo dos encontros, que contaram também com a presença do presidente do Poder Legislativo, Alessandro Simas (DEM), foi pleitear recursos para Brusque. As solicitações visam ao atendimento de demandas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Renal Vida, Hospital Azambuja e Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), entre outros. 

    Nenhum tópico relacionado para este conteúdo;

    veja também