até 17/01/2020 - Férias Coletivas: 23/12/2019 -

até 31/01/2020 - Recesso Parlamentar: 23/12/2020 -

Sessão ordinária: 04/02/2020 - 17H

05/12/2019

​“Parece que estamos regredindo em algumas situações”, diz Jean Pirola sobre cancelamento do Desfile de Natal

Em pronunciamento durante a sessão ordinária desta terça-feira, 3 de dezembro, o vereador Jean Pirola (PP) falou sobre o cancelamento do Desfile de Natal, que ocorreria dia 7 de dezembro na Avenida Cônsul Carlos Renaux. A medida foi anunciada na segunda-feira, 2, pela Secretaria de Comunicação Social (Secom) e a Secretaria de Turismo da Prefeitura.

O parlamentar defendeu a importância do evento para o turismo e o comércio, e criticou a justificativa do diretor geral de Turismo, Sidnei Dematé, de que o motivo da decisão teria sido a “falta de entidades e pessoas interessadas em participar”. De acordo com a Secom, apenas seis grupos, na sua maioria empresas, haviam confirmado presença para o desfile até 29 de novembro, prazo limite para inscrições.

“Parece que estamos regredindo em algumas situações em nosso município, infelizmente”, afirmou. “As pessoas cobram dos vereadores e, inclusive, da imprensa. Já tivemos [este ano] um desfile da Fenarreco que não foi igual aos anteriores, um tanto desorganizado, todos sabem, e agora esta notícia. Como é que se deixa algumas situações chegarem a esse nível?”, indagou.

“Será que a Secretaria de Turismo está esperando as entidades e empresas se inscreverem ou está indo atrás para fazer um desfile como a cidade merece? E as faculdades, escolas, clubes de caça e tiro, de jipe, radioamadores? Enfim, temos cerca de 60 entidades que poderiam participar, se fossem bem incentivadas. Falta sintonia”, disse.

“O Turismo poderia trabalhar em conjunto com as outras secretarias, como a de Educação e a de Esporte, Cultura e Lazer, inclusive com a de Obras, para fazer acontecer. Em Guabiruba, que tem pouco mais de 30 mil habitantes, 22 entidades participaram, e a nossa cidade, com mais de 140 mil habitantes, não consegue fazer um desfile de Natal?” - comparou.

Em apartes, Sebastião Alexandre Isfer de Lima, o Dr. Lima (PSDB), e Gerson Luís Morelli, o Keka (PSB), endossaram as colocações de Pirola. O primeiro destacou a religiosidade da população local, enquanto Keka concluiu que falta planejamento às secretarias do atual governo.

“Fiquei sabendo do cancelamento pela imprensa. Estamos cobrando, também, pela falta de comunicação a esta casa legislativa sobre os motivos que levaram a essa decisão. Quem sabe pudéssemos ajudar a resgatar esse desfile, mas, pelo jeito, não há interesse”, lamentou o orador.