até 17/01/2020 - Férias Coletivas: 23/12/2019 -

Sessão ordinária: 04/02/2020 - 17H

04/12/2019

Comenda Legislativa

​Carlos Prudêncio será homenageado pelos 30 anos de criação do processo de votação eletrônica no Brasil

Carlos Prudêncio. Arquivo Pessoal.

A Câmara Municipal de Brusque homenageará na sessão ordinária da próxima terça-feira, 10 de dezembro, com a concessão de uma Comenda Legislativa, Carlos Prudêncio. A honraria é uma forma de reverenciá-lo pela passagem dos 30 anos de criação do processo de votação e escrutinação eletrônica no Brasil. O ato atende ao Requerimento 95/2019, de autoria do presidente do Poder Legislativo, vereador José Zancanaro (PSD).

Registra a proposição que, em 1989, então juiz da 5ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), Prudêncio liderou em Brusque as primeiras experiências do uso do microcomputador a serviço do processo eleitoral.

“A despretensiosa iniciativa acabou por despertar as atenções das autoridades eleitorais do Estado de Santa Catarina, chegando às esferas do Tribunal Superior Eleitoral” - destaca o requerimento. “As ideias empíricas acabaram por receber os aprimoramentos científicos e jurídicos até a implantação do voto eletrônico no Brasil”, completa o texto.