AGENDA

RECESSO PARLAMENTAR: 17/07 - 31/07

SESSÃO SOLENE - TÍTULOS DE CIDADÃO HONORÁRIO: 01/08 - 19H

imprensa

13/06/2019

Saúde

Vereador intercede pelo credenciamento do hospital Imigrantes ao SUS

Destaque

Vereador Ivan Martins, autor de Moção de Apelo ao hospital Imigrantes, discursa na tribuna. Foto: Arquivo Câmara.

Por meio da Moção 43/2019, aprovada em plenário nesta terça-feira, 11 de junho, o vereador Ivan Martins (PSD) propôs à Câmara Municipal o envio de uma mensagem de apelo à direção geral do Imigrantes Hospital e Maternidade de Brusque, “para que efetue seu credenciamento junto ao Sistema Único de Saúde (SUS), para atendimento da população por meio do sistema público de saúde”.

Na proposição, o autor do pedido complementa que, “além dos benefícios tributários que o hospital receberá em troca da filantropia, ao mesmo tempo estará auxiliando nos cuidados com a saúde das pessoas mais carentes e ajudando o município, visto que, atualmente, as entidades credenciadas [ao SUS] não estão conseguindo suprir a demanda”.

A medida, defendeu Martins, viria a desafogar o pronto-socorro do Hospital Azambuja: “Entendo que o hospital tem que ter uma parcela reservada para atender os mais carentes através do SUS. O Hospital Evangélico não dava sua contribuição para a sociedade nesse sentido e veio a cair. Por essa razão é que fizemos a moção de apelo ao Imigrantes, a fim de tentar conscientizá-los dessa necessidade e para que a população tenha mais uma opção de atendimento pelo SUS”, afirmou. “Sinceramente, não vejo razões para não credenciar”.

Claudemir Duarte, o Tuta (PT), disse que a iniciativa do orador está alinhada à carta que o corpo clínico do Azambuja tornou pública, recentemente, por meio da imprensa, expondo preocupação e descontentamento com as recentes situações envolvendo a instituição e o atendimento à população. “Votaremos a favor, sem dúvida, e esperamos que isso venha a acrescentar para a saúde do nosso município”, salientou.

Celso Carlos Emydio da Silva, o Dr. Celso (PSD), reconheceu como nobre a iniciativa de Martins, mas ponderou que o trâmite para credenciamento ao SUS, neste caso, não é simples, já que o Imigrantes é uma empresa privada sem caráter filantrópico. Ele sugeriu, ainda, que os membros do Conselho Municipal de Saúde sejam convidados a participar da reunião que o Poder Legislativo intermediará entre os representantes do Azambuja e da Secretaria Municipal de Saúde, agendada para a próxima segunda-feira, 17, às 16h, na Câmara Municipal.

    Nenhum tópico relacionado para este conteúdo;

    veja também