MULHER, O QUE TE PRENDE? - SEGUNDO ENCONTRO: 19/09 - 19H

LICITAÇÃO - PREGÃO 01/2019: 27/09 - 14H

07/06/2019

Tuta Duarte defende que o projeto de UPA 24 horas seja retomado em Brusque

Na sessão ordinária desta terça-feira, 4 de junho, o vereador Claudemir Duarte, o Tuta (PT) se pronunciou sobre a situação do sistema de saúde em Brusque, com base em carta divulgada pelo corpo clínico do Hospital Azambuja, em 31 de maio. Ele usou como referência uma matéria sobre o assunto publicada no jornal O Município, em 3 de junho, que versa sobre pontos de vista divergentes entre a instituição e o poder público municipal.

Ao abordar a manifestação dos médicos de que o hospital está sobrecarregado e sua condição de pronto-socorro está sendo desvirtuada, Tuta frisou a informação de que 75% dos atendimentos são consultas não emergenciais, que poderiam ser feitas em Unidades Básicas de Saúde (UBS). Quando questionado o que leva esses pacientes a não procurarem as UBS de cada localidade, o manifesto aponta como principal resposta dos usuários o fato de não haver outro local onde suas demandas possam ser atendidas, ressaltou o vereador. Ele solicitou que a Prefeitura faça extensa campanha, orientando a população para que procure uma UBS, sem deslocamento até o Hospital Azambuja.

UPA 24 horas

O parlamentar pediu pela retomada do projeto de construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas: “Minha defesa é de que aquela UPA construída em frente à Unifebe, teria relevância para a saúde e iria melhorar a situação dos atendimentos”. Ele afirma que chegou a parabenizar a administração municipal, há algum tempo, com o posicionamento de que seria implantado o modelo.

“Eu não vou deixar de ter a opinião de que aquele espaço seria dedicado à população do lado de cá do rio, como sempre falo, dos bairros Limeira, Bateas, Volta Grande, Santa Terezinha e Santa Rita”, avaliou. Tuta acentuou que o argumento também foi exposto na carta assinada pelo corpo clínico: “Vindo do Hospital Azambuja, de pessoas habilitadas, eu peço encarecidamente que o governo municipal e a Secretaria de Saúde disponibilizem esse espaço”.