AGENDA

SESSÃO ORDINÁRIA : 17/12 - 17H

imprensa

08/05/2019

Rodovia

Câmara convoca audiência pública para tratar da duplicação da Antônio Heil

Destaque

A Câmara Municipal de Brusque promoverá audiência pública na quinta-feira, 16 de maio, às 19h, no plenário do Poder Legislativo, para debater junto à comunidade questões relacionadas à duplicação da rodovia Antônio Heil. Desde que o Departamento Estadual de Infraestrutura de Santa Catarina (Deinfra) comunicou a intenção de rescindir o contrato com o consórcio licitado para executar as obras no trecho de Itajaí, Brusque e o município vizinho aguardam um posicionamento oficial a respeito de como o governo do estado planeja dar continuidade aos trabalhos.

A ausência de representantes do Deinfra frustrou as expectativas de prefeitos, vereadores e munícipes que ansiavam por respostas durante uma reunião organizada pela Associação de Moradores do Bairro Limoeiro, no salão da igreja São Sebastião, no último dia 6.

Diante das circunstâncias, o vereador Jean Pirola (PP), que representou o Legislativo brusquense no encontro - e no mês passado apresentou requerimento que propunha convidar o presidente do Deinfra, coronel Carlos Hassler, para discorrer em sessão ordinária sobre os planos do governo Carlos Moisés da Silva (PSL) para a Antônio Heil - decidiu substituir essa proposição por outra, com foco na realização da audiência pública.

O novo requerimento foi apresentado e aprovado em plenário dia 7. “Na discussão [no Limoeiro], vários assuntos pertinentes geraram dúvidas”, disse Pirola. “Talvez o maior de todos esteja relacionado ao fato de que a duplicação é financiada por um empréstimo internacional, através do BID [Banco Interamericano de Desenvolvimento], que tem prazo final para a conclusão da obra. Passando esse prazo, corta-se o crédito e não tem mais o que fazer”, alertou. “Só que ninguém sabe qual é o prazo final desse financiamento, se vai ser no final de 2019 ou de 2020, se as empresas que demonstraram interesse em continuar a obra têm mesmo condições de fazer isso, se ainda tem dinheiro em caixa disponível para dar continuidade”.

Também participaram da reunião no Limoeiro o vereador Paulinho Sestrem (Patriota), o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Brusque, Fabrício Zen, os prefeitos Jonas Oscar Paegle (PSB), de Brusque, e Volnei Morastoni (MDB), de Itajaí, vereadores do Legislativo itajaiense e o líder do governo estadual na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), deputado coronel Onir Mocellin (PSL).

Relembre

Em 9 de abril, o Deinfra divulgou nota à imprensa informando que iria rescindir o contrato com o Consórcio SC-486, formado pelas empresas Triunfo e Compasa, responsável pela execução da duplicação da rodovia no trecho de Itajaí, porque, segundo o órgão, o consórcio estaria enfrentando dificuldades para finalizar o serviço e não conseguiria cumprir o prazo de entrega. 

    Nenhum tópico relacionado para este conteúdo;

    veja também