Localizada no Vale do Itajaí, Brusque foi fundada em 4 de agosto de 1860, quando 55 colonos alemães provenientes do Grão Ducado de Baden, sul da Alemanha, chegaram a Vicente Só. Era fundada então a "Colônia Itajahy" , que posteriormente, passou a denominar-se Brusque, sendo instalada por Maximilian Von Schnéeburg, seu primeiro diretor.
Ainda em 1860 chegaram mais três grupos de colonos. Nos anos seguintes, a corrente imigratória incluía somente alemães. Vieram também colonos de outras nacionalidades, principalmente os italianos, em 1875. Em 1889 chegou um pequeno grupo de poloneses, originários de Lodz que, não possuindo inclinação para a lavoura, iniciaram a era da tecelagem em modesta indústria artesanal doméstica, que se tornou base da notável indústria têxtil do Brasil de hoje.
Em 23 de março de 1881 (pela Lei Provincial nº 920), a Colônia Itajahy tornava-se município com a denominação de São Luiz Gonzaga. Somente em 17 de fevereiro de 1890 (pelo decreto nº 77), passava a denominar-se definitivamente Brusque, em homenagem a Francisco Carlos de Araújo Brusque, presidente da Província de Santa Catarina na época da fundação da colônia.