AGENDA

SESSÃO ORDINÁRIA: 21/08 - 17H

imprensa

26/04/2018

Pronunciamento

​Paulinho Sestrem fala sobre a campanha “Abril Verde”

Destaque

Em pronunciamento durante a sessão ordinária desta terça-feira, 24, o vereador Paulinho Sestrem (PRP) abordou a campanha “Abril Verde”, alusiva à prevenção de doenças e acidentes de trabalho. “No dia 28 de abril, pessoas de todo o mundo celebram o dia mundial em memória das vítimas de acidentes e doenças do trabalho. A data foi instituída por iniciativa de sindicatos canadenses e escolhida em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, em 1969”, relatou o parlamentar a partir da leitura de um documento recebido de sindicatos locais.

“No Brasil, em maio de 2005, foi promulgada a Lei 11.121, criando o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. No dia 7 de abril, é celebrado o Dia Mundial da Saúde, instituído pela Organização Mundial da Saúde, que define saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”, acrescentou. “No dia 28 de abril, lamentamos por aqueles que morreram, no entanto, as mortes no trabalho também são um lembrete para que todos os níveis de governo sejam fundamentais para fazer mais pelas leis de saúde e segurança, e, vigorosamente, julguem violações quando o trabalhador é morto ou gravemente ferido”, prosseguiu Sestrem.

“O Movimento Abril Verde, iniciativa do Sindicato dos Técnicos em Segurança do Trabalho no Estado do Paraná, tem como intuito trazer à sociedade a questão da segurança e da saúde do trabalhador brasileiro. A mobilização se faz necessária para tratar do tema das vítimas de acidentes e doenças do trabalho, com o objetivo maior de reduzir os acidentes de trabalho e os agravos à saúde do trabalhador, e mobilizar o envolvimento da sociedade, dos órgãos de governo, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada, para alertar e prevenir sobre os problemas que ocorrem no mundo do trabalho em decorrência do mesmo. Essa iniciativa quer trazer a saúde e a prevenção para dentro do local onde passamos grande parte da nossa vida e produzimos as riquezas da sétima economia do mundo”, disse o vereador.

“Setecentas mil pessoas sofrem acidentes de trabalho todos os anos em nosso país. De 2012 a 2017, foram mais de 3,5 milhões de pessoas acidentadas. Ainda no mesmo período, 14,4 mil pessoas morreram em acidentes de trabalho. A Construção Civil está entre os setores que mais registram esse tipo de acidente. O setor de Transporte de Cargas também apresenta índices elevados, com média de 1,5 mil mortes ao ano e 15 mil acidentes. O Brasil é o quarto país do mundo com o maior índice de acidentes de trabalho, perdendo apenas para China, Índia e Indonésia.

Em Santa Catarina, destacou Sestrem, o número de acidentes de trabalho em 2013 e 2014 ultrapassou as 46 mil ocorrências por ano. Em 2015, foram 38,3 mil. Em Brusque, em 2014, o número de acidentes chegou a 1312, e em 2015, a 1092. 

    Nenhum tópico relacionado para este conteúdo;

    veja também